Valentine's day, dia dos namorados no Japão - Incrementador
Diferente do Brasil, no Japão, assim como em boa parte do mundo, em 14 de Fevereiro é comemorado o Valentine's Day, o dia dos namorados. As comemorações por lá apenas as mulheres dão presentes, principalmente chocolates.
Criada como uma jogada de marketing dos fabricantes de chocolates e doces, a data foi criada em 1936 como uma forma de comemorar o dia de São Valentim. Segundo a história Valentim era um bispo que foi preso e condenado a morte por celebrar casamentos, época em que o casamento era proibido pelo imperador Cláudio II. Durante sua prisão muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre elas havia a filha de um dos carcereiros, a jovem Artérias, que era cega e tinha permissão do pai para visita Valentim. Os dois apaixonaram-se e milagrosamente ela voltou a enxergar. Em 14 de Fevereiro de 270 ele foi decapitado e anos depois a data é comemorado em muitos países como o dia dos namorados.
No Japão o Valentine's Day, Dia dos Namorados, é comemorado com as meninas e mulheres presenteando seus namorados, maridos, pais, amigos, professores, chefes, colegas de trabalho, enfim, pessoas com as quais tenham um relacionamento cotidiano. Uma data simbólica para mostrar sua gratidão e eventualmente seus sentimentos.
Mas, ao contrário do Ocidente, enviar cartões de Valentine’s não é comum no Japão, e a frase “Feliz Dia dos Namorados”, não é amplamente utilizada. Porém, os chocolates, as estrelas das comemorações, existem aos montes. São uma variedade imensa de tipos, modelos, tamanhos e preços. As lojas e supermercados oferecem de tudo desde o chocolate já pronto em embalagens decoradas até os ingredientes para que possa prepará-lo artesanalmente. As japonesas acreditam que, um presente sincero precisa ser feito a mão, por isso é comum vê elas se empenhando para fazerem os chocolates caseiro(tezukuri) com todo amor e carinho.
Existem 5 tipos de chocolates para presentear as pessoas queridas.
Giri-choko (chocolate “obrigatório”):
É um chocolate simples que é dados para colegas de trabalho, colegas de faculdade, chefe, etc. É comum vê as mulheres comprandos dezenas de caixas de chocolates desse tipo para presentear,
mas sempre se atentando a escrever no chocolate "Giri", para que não dê margens a interpretações errada.
Honmei-choko (chocolate para o amor verdadeiro):
É um chocolate dado para a pessoa amada, seja marido, namorado ou uma forma de declarar a paixão por alguém.
São chocolates mais trabalhados ou feito em casa com toda delicadeza e carinho.
Famiri-choko (chocolate para a família):
É o chocolate dado aos homens da família, geralmente é um chocolate um pouco mais trabalhado que o Giri-choko, mas nada impede que se dê a familia o Giri-choko também.
Tomo-choko (chocolate da amizade):
É o chocolate que é dado para os melhores amigos, como uma forma de carinho.
Gyaku-choko (chocolate reverso):
Embora seja recente, vem se tornando já tradição, é o chocolate que os homens dão para aquelas mulheres que os presentearam.
Ai você deve tá pensando, que é uma comemoração totalmente machista, pois só os homens que recebem chocolate. Mas diferente do Brasil, o Japão tem 2 dias dos namorados, 14 de Fevereiro é o Valetine's Day, onde os homens recebem e 1 mês depois, no dia 14 de Março é o White Day, dia em que as mulheres recebem. Portante não deixe pra desmonstrar seu carinho só uma vez por ano, incorpore todos os dias dos namorados e seja muito feliz.